sábado, 13 de fevereiro de 2016

GE pretende exportar solução de IoT criada no Brasil

 Ferramenta para automação de processos industriais permite que empresas coletem e analisem grandes volumes de dados em ambientes produtivos
11 de Fevereiro de 2016 - 18h53


O Brasil se transformou em uma peça importante na estratégia de Internet das Coisas da General Electric. As apostas feitas há algum tempo começam a dar fruto. O centro de pesquisa que a gigante industrial mantém no País desenvolveu uma tecnologia vinculada a IoT com potencial de ser exportada a plantas que a companhia mantém em outras geografias ao redor do mundo.
Trata-se de uma ferramenta para automação de processos industriais que permite que empresas coletem e analisem grandes volumes de dados em ambientes produtivos e, com isso, possam monitorar e localizar ativos em tempo real.
O projeto rodou como piloto na planta da GE Oil & Gas, em Jandira (SP). A unidade, que rastreou cerca de 4 mil ativos, usa a tecnologia para reduzir o tempo de inventário dos materiais em processo de três para um único dia, economizando, já a partir de 2016, aproximadamente US$ 300 mil por ano.
“A solução é o primeiro passo para que a cadeia de produção trabalhe de forma completamente conectada, possibilitando um novo patamar por meio do conceito de Internet Industrial”, comenta Marcelo Blois, líder da área de Software & Analytics do centro de pesquisas da companhia no Brasil.
Além da planta no interior paulista, outras duas unidades fabris da companhia no País devem ter a tecnologia implantada no futuro próximo. Além disso, a solução deve ser exportada para outras fábricas da GE espalhadas pelo mundo. Segundo o executivo, existe a possibilidade de levar a tecnologia para uma planta na Escócia (Aberdeen).
A provedora também cogita oferecer a solução a clientes. “Quando falamos em fábricas inteligentes, pensamos em diferentes lugares do mundo”, pondera o executivo. Esse plano, porém, tende a se concretizar apenas mais para frente. “Ainda não foi adiante no modelo comercial”, observa.
Alinhamento global
A solução desenvolvida por pesquisadores na Brasil alinha-se a uma estratégia mundial da GE. A fabricante pretende ser um dos grandes provedores de soluções globais de IoT aplicado em ambientes indústrias.
Há alguns meses, a empresa lançou a Predix Cloud, um uma plataforma desenhada para capturar e analisar um imenso e distinto volume de dados produzidos em um ambiente de equipamentos conectados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário