quarta-feira, 6 de julho de 2016

Cielo integra tecnologia de IoT às compras do Varejo

Decision Report     06/07/2016
Após lançar a plataforma aberta Cielo LIO, um terminal inteligente de pagamentos e gestão de negócio em abril deste ano, a operadora de cartões acaba de dar mais um passo em direção às tecnologias disruptivas para o Varejo. Em parceria com a Braspag, a empresa anuncia os primeiros testes no Brasil da experiência de compra por meio de um botão conectado, solução que permite que pedidos de compra sejam feitos a partir de qualquer objeto, incorporando o conceito de internet das coisas.

Na prática, será possível comprar produtos com um clique, sem sair de casa ou precisar acessar qualquer loja virtual. A partir do segundo semestre, a tecnologia entra em piloto com cerca de 100 consumidores cariocas da Organomix, empresa distribuidora de produtos orgânicos. Até o final do ano, estará disponível para todo o mercado brasileiro.

Segundo Danilo Caffaro, VP de Produtos e Negócios da Cielo, a iniciativa tem como objetivo alavancar a integração entre os mundos físico e online para o Varejo brasileiro, revolucionando a experiência de compra na ponta. “Acreditamos na inovação como driver do nosso negócio. Preparamos o caminho para que a internet das coisas se torne uma realidade no Brasil”, afirma Caffaro.

Como funciona

A tecnologia terá duas modalidades de uso. A primeira, associada a um botão físico, que poderá ser instalado no local desejado pelo consumidor. Ele poderá programá-lo para comprar um determinado produto, deixando já configurada a quantidade por meio de um pré-cadastro, em que também serão fornecidos dados pessoais, dados do cartão de crédito e endereço de entrega – tudo armazenado de maneira criptografada e segura. Ao apertar o botão, o pedido é gerado automaticamente e entregue no endereço cadastrado.

Na segunda modalidade, o fluxo é semelhante, mas sem a necessidade do botão físico. Ele é substituído por um aplicativo para smartphone, que também aciona compras pré-cadastradas por meio de um clique. Para confirmar o pedido ao cliente, a loja poderá enviar um e-mail, como já fazem hoje os principais varejistas online do Brasil.

A plataforma interpreta a mensagem de pagamento vinda de qualquer dispositivo, por meio das APIs de pagamento. “O nosso objetivo é entregar ao usuário final a experiência de compra mais fluida possível. A inteligência está em gerar o pedido automático e facilitar a etapa do pagamento, tornando-a praticamente imperceptível ao consumidor”, completa Gastão Mattos, CEO da Braspag. 

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