domingo, 16 de dezembro de 2012

Anatel promove seminário sobre modelo de custos


Anatel promove seminário sobre modelo de custos
29 de Novembro de 2012

A Anatel promove no próximo dia 18 de dezembro, em sua Sede, em Brasília, o Seminário Internacional sobre Modelagem de Custos. O evento tem como objetivo apresentar um panorama do desenvolvimento do modelo de custos na região das Américas e no Brasil. As inscrições são gratuitas, abertas a quaisquer interessados e podem ser efetuadas por meio de formulário disponível na página da Agência na internet.
Em agosto do ano passado, a Agênca lançou o Projeto Modelo de Custos, com a assinatura do contrato com o consórcio Advisia, Analysis Mason, Grant Thornton, responsável pela execução do trabalho de apoio à Anatel. O consórcio venceu licitação internacional realizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT).   
O modelo é de fundamental relevância para a Anatel no cumprimento das políticas públicas setoriais, pois permitirá acesso às informações gerenciais de custos das diferentes áreas de negócio e linhas de produtos das prestadoras de serviços de telecomunicações, o que contribuirá para o aperfeiçoamento da regulação do setor como um todo.
Programação
08h30 - 09h30
Registro de delegados
09h30- 10h
Cerimônia de abertura
João Rezende, presidente da Anatel
Paulo Bernardo, ministro das Comunicações
Marilda Moreira, superintendente executiva da Anatel
Parte 1:
Políticas tarifárias e modelização de custos: prática e tendências na região das Américas
10h - 10h45
Sessão 1:
Processo de implementação de modelo de custos em telecomunicações: uma visão geral
Antonio García Zaballos
Conselheiro senior no setor de telecomunicações na Divisão de Ciência e Tecnologia do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Foi chefe de gabinete de estudos econômicos da regulação na Telefônica da Espanha e subdiretor de análises econômicas e de mercado na CMT (órgão regulador da Espanha). É Doutor em Economia pela Universidad Carlos III em Madri e professor de finanças no Instituto de Empresa. É autor de diversas publicações sobre aspectos econômico-regulatórios aplicados ao setor das telecomunicações.

10h45 - 11h       Intervalo
11h - 11h50
Sessão 2:
Modelo de custos: o contexto do Brasil
Helio Miranda da Fonseca 
Especialista em regulação da Anatel desde 2005. É Mestre em Engenharia pela COPPE/UFRJ e doutorando em Economia na Universidade de Brasília (UNB). Atualmente trabalha com avaliação econômica, tarifas, modelo de custos e competição no mercado de telecomunicação. É responsável pela coordenação e implementação do modelo de custos na Anatel.
Intervalo para almoço
Parte 2:
Informações sobre o modelo que se está desenvolvendo para o Brasil
14h - 14h45
Sessão 3:
Desenvolvimento dos modelos top-down e bottom-up: visão geral e desafios de implementação   
Alessandro Laudares
Sócio fundador da Advisia Management Consulting, trabalhou em suporte à modelagem FAC-HCA e cálculo de VU-M para operadora móvel, análise do impacto para migração SMP, construção de diversos business cases para definição de estratégia de participação em leilões de frequência, business plan para entrante, definição de estratégia de negócios e orçamento para operadora móvel, business case para phase-out de TDMA e análise do mercado corporativo de telecom no Brasil. É engenheiro de computação pela UNICAMP, com extensão na Universidad Pontificia Comillas (Espanha) e Eindhoven University of Technology (Holanda), com pós-graduação em Administração pela Faculdade Getúlio Vargas. 
Daniel Wada
Sócio da Advisia Management Consulting, trabalhou em estratégia e reestruturação pós-privatização de uma operadora nacional, estratégia de convergência entre as diferentes unidades de negócios de uma operadora, business plan para nova entrante no Brasil, otimização organizacional e de força de vendas de uma operadora, segmentação de mercado e estratégia de entrada no mercado corporativo de telecomunicações. É engenheiro pela UNICAMP, com MBA pela Columbia Business School.
14h45 - 15h30
Sessão 4:
Desenvolvimento e implementação dos modelos top-down FAC-HCA, FAC-CCA e LRIC  
Ricardo Ikeda
Consultor associado da Advisia Management Consulting, atuou no desenvolvimento do Form 20-F da Telefônica, desenvolvimento de controles na implementação do SAP do Grupo Telefônica, e análise de viabilidade e impactos na implementação de custeio ABC em diversas empresas. Foi consultor, em diversas empresas, para implementação e revisão de sistemas de custeio e controle contábeis, incluindo ABC, ABM e BSC. Atuou como consultor externo para o Banco Interamericano de Desenvolvimento. É graduado, com mestrado e doutorado em Contabilidade (USP), coordenador e professor do curso de Contabilidade da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e professor de curso de MBA da FIPECAFI.
Daniel Wada
Sócio da Advisia Management Consulting, trabalhou em estratégia e reestruturação pós-privatização de uma operadora nacional, estratégia de convergência entre as diferentes unidades de negócios de uma operadora, business plan para nova entrante no Brasil, otimização organizacional e de força de vendas de uma operadora, segmentação de mercado e estratégia de entrada no mercado corporativo de telecomunicações. É engenheiro pela UNICAMP, com MBA pela Columbia Business School. 
Intervalo
15h45 - 16h30
Sessão 5:
Construção de modelos hipotéticos para uma empresa eficiente: a relevância do modelo bottom-up 
Paulina Pastor
É gerente sênior da Analysys Mason, integrante do consórcio da Advisia Management Consulting. Trabalhou em modelagem de custos e contabilidade regulatória no setor de telecomunicações, análise de tarifas de atacado e varejo, análise de competitividade do mercado, em projetos na Europa, Oriente Médio e Oceania, projetos de business planning, benchmarking, estratégia de entrada em mercados e orçamentação. É graduada em Administração pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha), com MBA pela IESE/Universidad de Navarra (Espanha). 
Daniel Wada
Sócio da Advisia Management Consulting, trabalhou em estratégia e reestruturação pós-privatização de uma operadora nacional, estratégia de convergência entre as diferentes unidades de negócios de uma operadora, business plan para nova entrante no Brasil, otimização organizacional e de força de vendas de uma operadora, segmentação de mercado e estratégia de entrada no mercado corporativo de telecomunicações. É engenheiro pela UNICAMP, com MBA pela Columbia Business School.
16h30 - 17h15
Sessão 6:
Construção de modelos hipotéticos para uma empresa eficiente: técnicas de previsão da demanda   
Eduardo Moreno
Consultor associado da Advisia Management Consulting. Trabalhou em algumas das maiores operadoras do país (Claro, Telemig e Amazônia Celular, Brasil Telecom). Liderou a operação e implantação de várias redes, incluindo a primeira rede 3G - UMTS (voz, dados e serviços) do país. Atuou como pesquisador e gestor de pesquisas e desenvolvimento em telecomunicações. Representou o Brasil em diversos fóruns internacionais, incluindo o UN-ITU TG8/11, que definiu os sistemas 3G. Foi consultor/conselheiro em algumas das principais empresas de tecnologia de telecomunicações, incluindo fornecedores, operadoras, centros de pesquisa e investidores. É engenheiro eletrônico/telecomunicações pela UNICAMP, possui MBA pela FGV, pós-graduação em Telecomunicações pela UNICAMP, em Economia de Telecomunicações pela USP e especialização na Harvard Business School.
Daniel Wada
Sócio da Advisia Management Consulting, trabalhou em estratégia e reestruturação pós-privatização de uma operadora nacional, estratégia de convergência entre as diferentes unidades de negócios de uma operadora, business plan para nova entrante no Brasil, otimização organizacional e de força de vendas de uma operadora, segmentação de mercado e estratégia de entrada no mercado corporativo de telecomunicações. É engenheiro pela UNICAMP, com MBA pela Columbia Business School.
17h15 - 17h45
Considerações finais e encerramento do Seminário

Nenhum comentário:

Postar um comentário