segunda-feira, 3 de junho de 2013

Light investe R$ 35 milhões em Smart Grid

Imagine uma rede elétrica inteligente e medidores inteligentes que lhe permitam controlar o consumo e ainda ofereçam dicas de economia de energia na tela de sua TV ou de seu celular. A Light está trazendo esta tecnologia para o Rio de Janeiro em um projeto-piloto que envolve aproximadamente mil consumidores. 
O Programa Smart Grid Light compreende um conjunto de projetos de redes inteligentes com novas tecnologias de automação e medição que serão aplicadas desde as redes de distribuição até a residência dos clientes, preparando a empresa para melhor atender às necessidades e aos desafios da sociedade do século 21. Os investimentos da Light são provenientes do programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) tecnológico do setor de energia elétrica e seguem os regulamentos estabelecidos pela ANEEL.
Ao longo do programa estão previstas solicitações de dezenas de pedidos de patente, sendo que várias delas já foram formalizadas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Dentre outros produtos, a Light já desenvolveu medidores inteligentes com certificação digital assim como mais serviços e canais de interação com o consumidor. Neste projeto-piloto, que abrangerá aproximadamente mil residências no Rio de Janeiro, mostradores inteligentes serão instalados na residência desses clientes, que poderão acompanhar seu consumo em tempo real, configurar metas e acompanhar estimativas de consumo a fim de evitar surpresas na conta de energia. E mais, a Light vai disponibilizar para duzentos clientes deste projeto-piloto uma tecnologia de tomadas inteligentes que poderão ser programadas para ligar e desligar remotamente, por exemplo, utilizando seu telefone celular. Por exemplo, a tomada da TV poderia ser programada para desligar completamente tal equipamento da meia-noite às seis horas da manhã eliminando o consumo de stand-by neste período. Esse consumo pode representar cerca de 10% do consumo total de uma residência.
O programa de P&D também amplia o número de canais de comunicação da concessionária com o consumidor, como, por exemplo, a utilização de televisores, telefones celulares, aplicativos web, mídias sociais, canais adaptados para pessoas com deficiências ou necessidades especiais, e mostradores avançados, que oferecerão ao cliente a possibilidade de acompanhar seu consumo, através de interfaces amigáveis tais como gráficos e estimativas de consumo. Por questões metodológicas, os canais de interação acima apresentados serão agrupados em pacotes específicos que poderão variar de cliente para cliente.
Outro grande benefício para a sociedade será a maior eficácia na realização de programas de uso racional e eficiente de energia, junto com análises em tempo real das necessidades do sistema elétrico, contribuindo para a sustentabilidade da sociedade e do meio ambiente.
Conexão Light – Novas Tecnologias

Além da Light, outros parceiros, como institutos tecnológicos especializados (Lactec e CPqD), pesquisadores de universidades, parceiros tecnológicos (Axxiom e CAS Tecnologia) e fabricantes, se uniram ao projeto. Estão previstos ainda acordos de cooperação técnico-científica com importantes instituições, entre elas, o INMETRO, através da incubação de projetos, além de acordos com outras concessionárias para a utilização dos produtos e serviços do Programa Smart Grid Light.
Adicionalmente, temos utilizado a experiência internacional, por exemplo, de diversos países da Europa, Estados Unidos, Canadá, África do Sul e Austrália. Trocas de informações contínuas com entidades internacionais são essenciais para aperfeiçoar continuamente nosso programa, através do aprendizado de suas experiências de sucesso e também daquelas não exitosas.
Este programa conta ainda com uma parceria com a Cemig. Ao todo, as empresas investirão R$ 65 milhões em projetos de P&D que desenvolverão novas tecnologias e permitirão, além da melhoria na eficiência operacional, a redução das perdas comerciais e maior interação com o consumidor.

Um programa, cinco projetos
O Programa Smart Grid Light, que teve início em setembro de 2010 e terá a duração de três anos, é composto de cinco projetos relacionados (L1, L2, L3, L4 e L5) e aborda temas como medição inteligente de energia, certificação digital, novas tarifas, produtos e serviços (inclusive pré-pagamento), automações residenciais (ex.: tomadas inteligentes), inserção de geração distribuída, operação em modo ilhado, sistemas de recarga para veículos elétricos e híbridos recarregáveis, automação de rede de distribuição, soluções de eficiência energética, gestão pelo lado da carga e novos canais de interação com o consumidor.
Imagem: Quadratta e Massi Comunicação
O projeto L1 é responsável pelo desenvolvimento da infraestrutura tecnológica e de telecomunicações necessária para suportar todo o programa, além de novos medidores inteligentes. A ideia do programa é aperfeiçoar os medidores eletrônicos de energia, para que se tornem ainda mais inteligentes, e integrá-los sinergicamente à rede inteligente. Tais equipamentos serão interoperáveis e intercambiáveis, ou seja, medidores de diferentes fornecedores serão padronizados, o que tende a reduzir seu custo. O projeto utilizará ainda a certificação digital para assinar, eletronicamente, os dados que dão origem ao faturamento e outras operações relevantes e, desta forma, garantir o rastreamento de auditoria necessário para aumentar a segurança da transação.
O projeto L2 será desenvolvido em conjunto com o projeto L3, contemplando a automação de redes de distribuição aéreas e subterrâneas. Um dos objetivos é gerenciar faltas de energia de maneira mais automática e inteligente, garantindo a restauração do fornecimento de forma mais rápida e eficiente. Através dele, as redes poderão ainda se autodiagnosticar e reconfigurar automaticamente, aumentando sua confiabilidade. Além disso, ao combinar esses dois projetos com o projeto L1, é possível obter melhores resultados no combate a perdas técnicas e ao furto de energia.
O projeto L4, dentre outros temas, atende às expectativas do consumidor, melhorando de forma substancial os canais de comunicação e estreitando os laços com a concessionária. Nesse projeto foram definidos os meios de disponibilização periódica das informações aos clientes, tais como: televisores, telefones celulares, mostradores remotos e internet. Essas informações serão apresentadas de forma amigável, por meio de gráficos, alarmes e mensagens de texto. O projeto desenvolverá também tecnologias de automação residencial, que possibilitarão eficiência energética, como as tomadas inteligentes para conhecimento dos consumos individualizados e gerenciamento remoto da carga. Serão desenvolvidas também integrações com medidores de água e gás, permitindo visualização dessas informações associadas a informações de consumo de energia elétrica em um único mostrador. O projeto tratará ainda de automação e medição individualizada de iluminação pública, o que resultará em ganhos operacionais e de eficiência energética que tendem a beneficiar a sociedade como um todo.
Finalmente, o projeto L5 desenvolverá terminais de recarga para veículos elétricos e híbridos  recarregáveis, como automóveis e barcos. Estudará ainda a forma adequada de abastecimento desses veículos e os possíveis impactos nas redes. Além disto, esse projeto estudará, entre outros temas, a geração e o armazenamento distribuídos de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário