segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

MC e associação de fabricantes automotores discutem futuro dos carros conectados


Autor: Redação
Fonte: IT Forum 365Publicado em 29 de Janeiro de 2016 às 16h05

Ministério das Comunicações e ANFAVEA abordaram migração das rádios AM para FM, o que poderá acelerar iniciativas de internet das coisas

MC e associação de fabricantes automotores discutem futuro dos carros conectados
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, debateu nesta semana com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Luiz Moan, o processo de migração das rádios AM para FM, que será iniciado em março deste ano, e a consequente atualização da capacidade de recepção dos equipamentos instalados nos novos veículos, a partir de 2017. Esse será um passo importante para o futuro dos carros conectadose da internet das coisas.
A mudança em curso será motivada pela realização do switch off (desligamento, em português) do sinal analógico de TV, que alcançará as capitais, e adjacências, até 2018, pois existe limitação de espectro. Com a liberação desses canais, será criado o dial estendido, ou faixa estendida, que vai de 76.1 MHz até 87.5 MHz. Atualmente, as emissoras que operam em FM utilizam canais entre 87.7 MHz até 107.9 FM.
Segundo Luiz Moan, a Anfavea já atua em conjunto com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) para acelerar ao máximo essa migração tecnológica. Ele afirma que os modelos 2017 já receberão os rádios, que garantem a recepção a faixa estendida.
"Os automóveis já se comunicam com os smartphones. A conectividade plena é fundamental nos projetos das montadoras. Um exemplo é a possível conexão automática em caso de acidentes. O veículo autônomo também contará, em breve, com a possibilidade de condução automatizada a partir de sensores", acrescentou o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário