terça-feira, 14 de agosto de 2012

Aneel publica resolução sobre smart grids

Teletime
terça-feira, 14 de agosto de 2012, 16h40

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou nesta terça-feira, 14, no Diário Oficial da União, resolução que regulamenta sistemas de medição eletrônica de energia para unidades consumidoras do Grupo B, que inclui áreas residenciais, rurais e demais classes, exceto baixa renda e iluminação pública. A medida permitirá que clientes possam usar os novos medidores para consumo mais eficiente e com tarifações por horário.
As distribuidoras terão 18 meses para oferecer os medidores eletrônicos aos consumidores, que deverão ser de dois tipos: um com instalação gratuita, para permitir ao consumidor aderir à tarifa branca (com variações de acordo com os horários de consumo, modelo semelhante ao de cobrança de tarifas na telefonia), e outro com um equipamento mais completo e instalação paga, mas com acesso a informações específicas individualizadas sobre o serviço prestado.
Segundo a Aneel, o novo sistema pode também levar ao consumidor maior eficiência no consumo de energia por um melhor mapeamento do perfil, atendimento remoto por parte da concessionária, monitoramento de rede pela distribuidora e redução de perdas técnicas e não-técnicas. As redes inteligentes, também conhecidas como smart grids, ainda permitem a produção alternativa de eletricidade na própria residência do consumidor, com pequenos geradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário