sábado, 6 de abril de 2013

EDP leva Inovcity para o Espírito Santo


EDP leva Inovcity para o Espírito Santo

Com investimentos de R$ 5 milhões, EDP Escelsa vai transformar Domingos Martins e Marechal Floriano em cidades inteligentes

Da Agência CanalEnergia, PeD e Tecnologia
04/04/2013
A EDP Escelsa lançou esta semana o projeto InovCity nas cidades de Domingos Martins e Marechal Floriano, no Espírito Santo. Elas serão as primeiras cidades dotadas de uma rede inteligente de energia no estado. A iniciativa é realizada em parceria com o Governo do Estado, com a Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo e as prefeituras dos municípios, e faz parte da estratégia mundial de investimento em inovação do Grupo EDP, que tem o desenvolvimento de redes inteligentes como um dos seus pilares estratégicos.
O projeto terá um investimento de R$ 5 milhões e prevê a implantação de um conjunto de tecnologias que permitirão uma maior eficiência e qualidade na prestação de serviços ao cliente, como a medição inteligente, iluminação pública eficiente, micro-produção com fontes renováveis de energia, mobilidade elétrica, e ações de eficiência energética.
De acordo com Miguel Setas, vice-presidente de distribuição da EDP, as redes inteligentes se encontram em estágio inicial de desenvolvimento em todo o mundo e a empresa está à frente deste processo na cidade de Aparecida (SP) e na Europa, onde já temos uma experiência muito bem-sucedida, e reconhecida pela Comunidade Européia, na cidade portuguesa de Évora
A cidade de Aparecida foi a primeira beneficiada com a implantação da cidade inteligente pela EDP. O projeto foi viabilizado após homologação, pelo Inmetro, do primeiro medidor inteligente do setor elétrico brasileiro, obtida recentemente pelo Grupo EDP e pela Ecil Energia. No Espírito Santo, o InovCity se inicia com a instalação nas duas cidades de cerca de 5 mil medidores eletrônicos, desenvolvidos no âmbito do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da EDP.
Segundo a empresa, a implantação da rede inteligente permitirá detectar mais rapidamente eventuais pontos com interrupção no fornecimento de energia e atuar de forma mais ágil, muitas vezes sem a necessidade de enviar equipes ao local, melhorando a qualidade e rapidez de resposta da empresa. Adicionalmente, simplificará e melhorará a qualidade do processo de leitura dos medidores.
O projeto vai permitir ainda a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, além da substituição de geladeiras e chuveiros para a população de baixa renda. A EDP também vai instalar uma rede de postos de abastecimento na cidade, para incentivar a utilização do veículo elétrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário