segunda-feira, 22 de abril de 2013

Projetos europeus em “smart grids” com 1,8 mil milhões de euros

Investimento em 281 projetos de investigação, desenvolvimento e demonstração em 2012. Portugal conta apenas com um, o InovGrid.

A Comissão Europeia publicou hoje o relatório actualizado “Smart Grid projects in Europe: lessons learned and current developments“, sobre as iniciativas de “smart grid” e “smart metering” na União Europeia, Croácia, Suíça e Noruega, com o foco principal a incidir nos investimentos em projectos de investigação, desenvolvimento e demonstração de “smart grid”. Um outro relatório sobre “smart metering” deve ser revelado ainda este ano.
Nesta actualização, foram identificados 281 projectos, que obtiveram investimentos de 1,8 mil milhões de euros, revelou a Comissão em comunicado.
Reino Unido, Alemanha, França e Itália são os principais investidores em projectos de demonstração de “smart grid”, enquanto a Dinamarca é a mais envolvida em investigação e desenvolvimento. Os projectos acima de 20 milhões de euros têm vindo a crescer, passando de 27% em 2006 para 61% em 2012.
“Utilities” e energéticas são as empresas mais envolvidas nestes projectos, seguindo-se as universidade e os centros de investigação, fabricantes, negócios de TI e de telecomunicações, e operadores de sistemas de transmissão.
As principais barreiras aos projectos, considera a Comissão, é a falta de interoperabilidade e de normas, barreiras regulatórias e resistência dos consumidores à participação em testes.
Em Portugal, é registado apenas um único projecto, o InovGrid, que decorre desde 2008 e termina este ano, liderado pela EDP Distribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário