terça-feira, 3 de abril de 2012

Monitoramento contínuo e em tempo real dos clientes de alta e média tensão permite consolidar dados de medição para aprimorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica


Home | Setores | Energia | EDP Bandeirante investe em Centro Integrado de Medição

EDP Bandeirante investe em Centro Integrado de Medição   

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font

03 de abril de 2012 - A EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil, investe no Centro Integrado de Medição (CIM) localizado em Mogi das Cruzes. Com moderna tecnologia de monitoramento, o CIM monitora, em tempo real e remotamente, as instalações de medição telemedidas de clientes de média e alta tensão.
Com o objetivo de agregar valor e inteligência aos processos de medição, o Centro conta com mais de 50 tipos de alarmes, como sensores de abertura de porta e ausência de corrente e tensão por fase, detectando de imediato qualquer manipulação da medição e gerando uma série de dados para análise, aumentando a eficiência operacional das atividades comerciais e de recuperação de receita, além da captura remota e sistematizada das leituras de medidores.
Além do gerenciamento dos eventos nas instalações dos clientes, as aplicações do CIM monitoram e contabilizam 24 horas por dia toda energia que entra e sai nas fronteiras das redes de distribuição e subtransmissão da Distribuidora, sendo possível contabilizar diariamente a carga total do sistema, além de enviar informações diárias para CCEE (Câmara Comercializadora de Energia Elétrica).
Com aporte de aproximadamente R$ 150 mil em infraestrutura, o novo Centro, que possui sete diferentes aplicações instaladas em 12 servidores responsáveis pela coleta e gerenciamento de 55 mil arquivos de leitura por ano (mais de 37 milhões de horas), une investimentos da Distribuidora voltados para inovação, tecnologia e planejamento na constante busca da melhoria dos serviços prestados aos consumidores.
No total são 4.300 pontos de telemedição, incluindo instalações de clientes cativos e livres e pontos de medição de fronteira, além das 15 mil unidades consumidoras de Baixa Tensão da cidade de Aparecida que serão conectadas à central até o final de 2012. No médio prazo, o processo será estendido para mais 15 mil clientes da Distribuidora nos 28 municípios do Estado de São Paulo em que atua, que representam 70% do consumo de energia e respectiva receita da Empresa.
O Centro Integrado de Medição permite contato direto com o Centro de Operação do Sistema (COS) da EDP Bandeirante, projeto inovador no setor de distribuição de energia elétrica que significa de imediato para o cliente o ganho em agilidade e transparência em situações adversas. “Um exemplo é que será possível antecipar os problemas de falta de energia em nossos clientes e acionar imediatamente o COS”, afirma Solange Regina, gestora Executiva da EDP Bandeirante.
(Redação - www.ultimoinstante.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário