terça-feira, 17 de abril de 2012

Smart grid: Piloto envolve mil clientes em São Paulo

:: Da redação
:: Convergência Digital :: 13/04/2012

A AES Eletropaulo e a Silver Spring Networks, fornecedora de soluções e plataforma de rede para Rede Inteligente (“Smart Grid”) estão à frente de um projeto de P&D em São Paulo, Brasil. A iniciativa foi liderada pela AES Eletropaulo, em parceria com a Senergy, empresa do Grupo Nansen, desenvolvedora nacional de medidores eletrônicos.

As empresas estão implantando uma plataforma de medição inteligente do consumo de energia em 1 mil clientes, localizados no bairro de Morro Doce, na cidade de São Paulo. O projeto utiliza tecnologia wireless para medição, supervisão e comandos remotos para reduzir custos operacionais e as perdas não técnicas, além de aperfeiçoar os serviços de eletricidade.

A iniciativa também permite aos clientes acompanhar o seu consumo de energia. A primeira fase de instalação dos medidores já foi concluída. Nesta nova etapa, as equipes do projeto estão coletando as primeiras informações dos clientes para avaliação dos resultados da ação – que deve estar finalizada em até 12 meses.

“Estamos bastante entusiasmados com a tecnologia da Plataforma de Medição Centralizada desenvolvida pela parceria Silver Spring e grupo Nansen, que pode vir a permitir uma redução nos custos operacionais, de perdas não técnicas e uma melhoria nos serviços oferecidos”, afirma Maria Tereza Vellano, Diretora de Tecnologia e Serviços da AES Eletropaulo. “As soluções e a plataforma de medição inteligente com rede unificada poderão permitir avaliar, desenvolver e executar programas que atendam as novas demandas por energia de forma mais rápida e eficiente”.

A solução implementada incluiu a Plataforma de Rede Inteligente da Silver Spring e Sistema Distribuído de Medição de Energia Elétrica (SDMEE), desenvolvido pelas empresas Senergy e Nansen. A infraestrutura de comunicação aplicada neste projeto também poderá permitir à concessionária, futuramente, conectar outros dispositivos, como por exemplo, equipamentos de automação da distribuição, compartilhando assim a rede de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário