quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Cobrança errada foi maior problema dos consumidores em 2012



Oi é a recordista, com 120.374 atendimentos nos Procons de todo o País
Marina Marquez, do R7, em Brasília

As cobranças erradas continuam sendo o maior problema dos consumidores brasileiros. Em 2012, os problemas com cobranças atingiram 702.682 atendimentos, 37,42% do total de 2,03 milhões de atendimentos dos consumidores nos Procons de todo o País. 

Os problemas na oferta de serviço estão em segundo lugar em atendimento, com 325.063 atendimentos (17,31%). Em seguida estão os problemas com contrato (13,21%), problemas com vício ou má qualidade de produto ou serviço (7,86%) e problemas com garantia de produtos (7,86%).

Na lista de 20 conglomerados econômicos mais procurados nos atendimentos dos Procons estão as quatro principais telefônicas (Oi, Claro, Tim e Vivo) e os principais bancos comerciais (Banco do Brasil, Santander, HSBC, Caixa, Itaú e Bradesco).

A Oi é a recordista, com 120.374 atendimentos, seguida da Claro (102.682), Itaú (97.578), Bradesco (61.257) e Vivo (44.022).

Veja a lista das empresas que mais receberam reclamações:

Oi - 120.374
Claro Embratel - 102.682
Itaú - 97.578
Bradesco - 61.257
Vivo Telefônica - 44.022
Sky - 33.520
Tim Intelig - 32.286
Santander - 31.936
Ponto Frio Casa Bahia - 28.531
Ricardo Eletro, In, City Lar e Maestro Shopping - 26.808
Banco do Brasil - 23.692
BV Financeira - 22.019
Banco BMG - 20.488
Caixa - 19.343
Submarino, Americanas.com, Shoptime, B2W - 16.708
Net - 16.501
HSBC - 14.167
Carrefour - 13.495
Credicard Citibank - 12.253
Magazineluiza - 10.285

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