terça-feira, 26 de agosto de 2014

Big Data: governo subutiliza dados do monitoramento de veículos



Convergência Digital - Hotsite Cloud Computing :: Por Suzana Liskaukas :: 25/08/2014



Apesar de sistemas que incluem câmeras de monitoramento e equipamentos para controle de acesso e medição de veículos estarem presentes no dia a dia das metrópoles brasileiras, os recursos tecnológicos inseridos nessas ferramentas ainda são subutilizados no país. A situação é ainda mais flagrante quando a gestão desses equipamentos está nas mãos do governo. Entre as principais causas está a falta sistemática de um protocolo de ação.
O especialista Ricardo Simões, gerente de produto da Perkons, empresa que atua desde a década de 90 em tecnologia de trânsito e desenvolve soluções presentes em 14 estados brasileiros, chama a atenção sobre a ausência de protocolos de ação, análises sobre comportamento ou cruzamento de informações que poderão nortear atividades, como recapeamento ou controle de semáforos. Ele explica que as câmeras instaladas para monitorar o trânsito em vias públicas, aliadas a software inteligentes, podem criar poderosos bancos de dados.
“Quando todas as informações estão centralizadas, é possível antecipar, reduzir e preparar a resposta às ocorrências - acidentes, falta de luz, alagamentos, deslizamentos. Isso tem relação não somente com o tráfego, mas com a segurança de uma forma geral constituindo um valioso serviço de utilidade pública”, afirma Simões. Ele lamenta o fato de, aqui, a integração entre as diversas ferramentas disponíveis e instaladas não é levada em conta.
Porém, sustenta Simões, a análise e o cruzamento desses dados podem otimizar recursos no poder público e melhorar o dia a dia dos cidadãos em termos de mobilidade urbana. Na visão del, na maioria dos estados brasileiros, ainda falta esta visão relacionada ao protocolo de ação por parte dos gestores públicos.
Na prática, os software analíticos podem ajudar a planejar, por exemplo, infraestrutura de estradas e vias. Simões explica que os sistemas de recapeamento poderiam ser baseados na intensidade do tráfego das vias e do tipo de veículos que mais trafegam, evitando desgaste excessivo de materiais e recursos financeiros.  Outro exemplo, de acordo com o especialista, seria a programação de sinais de trânsito para evitar pontos de gargalho e favorecer a mobilidade urbana.
“Ou ainda a identificação de vias em que há um tráfego intenso de motocicletas a fim de que estas áreas tenham corredores específicos para motociclistas. Este é um exemplo que já é bem executado na cidade de São Paulo”, comenta.
Um estudo da FGV mostra que as cidades brasileiras ainda usam pouco da tecnologia para melhoria da gestão de trânsito. De acordo com levantamento feito pela FGV Projetos, em 31 prefeituras – 20 capitais e 11 municípios com mais de 200 mil habitantes – embora todos reconheçam a importância da tecnologia, menos de 20% a utilizam para controlar o tráfego.
Para Simões, entre as ferramentas que podem ser mais bem empregadas pelos órgãos para melhorias no trânsito, estão equipamentos para controle de acesso, medição de velocidade, leitura de placas, pesagem, comunicação com o usuário – como os painéis de mensagens variáveis (PMV). Além de câmeras de monitoramento, centros de controle, aplicativos para smartphones, contagem e classificação de tráfego, entre outros.
O especialista, no entanto, destaca exemplos entre as cidades brasileiras, onde a interoperabilidade das ferramentas relacionadas à tecnologia para segurança e controle de trânsito já oferecem resultados no dia a dia da população. No Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, São Paulo e no Distrito Federal, os órgãos responsáveis pela gestão de trânsito maximizam os recursos tecnológicos em prol da segurança da população e da melhoria de mobilidade urbana.
“É o caso do Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR) (http://www.rio.rj.gov.br/web/corio). O órgão reúne uma série de ferramentas que permitem a coordenação e o planejamento de ações mais rápidas e eficazes no tratamento das questões de crise da cidade. Já em Belo Horizonte, de acordo com informações da Empresa de Transportes e Trânsito (BHTrans), as ferramentas para controle do tráfego são monitoradas pela Gerência da Central de Operações do Tráfego(GECOT). Entre elas, destaque para a contagem de veículos via sensores físicos ou virtuais com o objetivo de fornecer relatórios”, detalha.

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