sexta-feira, 10 de abril de 2015

Cidades inteligentes: Internet das Coisas impõe um novo ciclo de investimentos



:: Convergência Digital
:: Convergência Digital :: 19/03/2015
As cidades inteligentes vão conectar cerca de 1,1 bilhão de dispositivos à internet ainda este ano, revela o Gartner. A expectativa para 2020 é ainda mais significativa: 9,7 bilhões de objetos conectados.
"As cidades inteligentes são uma oportunidade sem igual de receita para provedores de serviços e tecnologia, porém, eles precisam começar a planejar, participar e posicionar suas ofertas agora", diz Bettina Tratz-Ryan, vice-presidente de pesquisas do Gartner.

Segundo ela, a maior parte dos gastos com Internet das Coisas  para cidades inteligentes vai vir do setor privado, fato que deve ser considerado positivo, uma vez que as empresas têm ciclos de aquisição mais curtos. Até então, e especialmente aqui no Brasil, as cidades inteligentes têm sido projetos governamentais.

As casas automatizadas (smart homes) e edifícios comerciais inteligentes representarão 45% do total de dispositivos conectados em uso em 2015, um total de 500,1 milhões de objetos conectados em uso em ambos. Em 2017, o número de dispositivos conectados usados somente em casas inteligentes, que incluem sensores de detecção de movimento e iluminação LED, devem ultrapassar 1 bilhão.

A vertical de utilities deve totalizar 252 milhões de unidades conectadas à web em cidades inteligentes neste ano, seguido por transporte, com 237,2 milhões de objetos conectados em uso. Já o segmento de saúde, com 9,7 milhões de dispositivos conectados em 2015, ampliará o número para 23,4 milhões em dois anos.
*Com informações do Gartner

Nenhum comentário:

Postar um comentário