sábado, 20 de setembro de 2014

Mercado de carros conectados e autonomos começa a se tornar realidade

Postado em: 17/09/2014, às 11:36 por Mobile time

Google, Mercedes-Benz e e Volkswagen receberam licenças emitidas pelo Departamento de Trânsito da Califórnia (EUA) para operar carros de auto-condução em vias públicas. As autorizações, no entanto, exigem um apoio humano com a presença de uma condutor para se sentar no banco da frente para acompanhar a situação de condução.
Embora os carros de autocondução sejam apenas uma novidade, por enquanto, os avanços da tecnologia decorrentes do desenvolvimento deles já foram introduzidas nos modelos atuais.
Segundo previsões de especialistas, os carros totalmente autônomos deverão ser lançados ao longo dos próximos cinco anos para uso dentro de campi, condomínios fechados, complexos empresariais, por exemplo.
Estudo
A AT&T Drive Studio e a Ericsson divulgaram pesquisa mostrando a influência que recursos e serviços incorporados em carros conectados deverão ter sobre decisões relacionadas com compra de veículos. Os dados foram obtidos de clientes que estão pensando em adquirir um carro, nos próximos cinco anos, nos Estados Unidos, Alemanha, Brasil, Japão e China. O novo estudo foi realizado pela Ipsos, entre julho e agosto de 2014.
De acordo com Arun Bhikshesvaran, executivo de marketing da Ericsson, "o que estamos vendo nessa pesquisa é um sinal claro de que os recursos e serviços que os carros conectados viabilizam, passarão a ser um fator importante na decisão de compra dos consumidores". O estudo mostra que há uma transformação mundial em andamento, rumando para um mundo onde os consumidores esperam poder contar com serviços de carros conectados abrangendo todos os modelos e mercados.
"A pesquisa mostra que acabamos de entrar em uma nova era de inovações na área de carros conectados, que irão integrar todos os aspectos da vida de uma pessoa, razão pela qual a Ericsson trabalha com a AT&T Drive Studio, com a finalidade de fornecer nossa premiada solução Carro Conectado, baseada em nuvem, e disponibilizar uma presença internacional, visando a implantação deste tipo de serviços no mundo todo".
Entre os resultados da pesquisa, destacam-se:
• Entre todos os motoristas entrevistados, metade se mostra disposto a mudar para uma marca equivalente, se puder obter o Serviço Carro Conectado.
• 72% estão dispostos a adiar, até por um ano, a compra de um carro novo, se puderem adquirir um carro de sua marca preferida com este serviço.
• Quase dois terços dos entrevistados, depois que tomaram conhecimento sobre este serviço, passaram a considerá-lo um recurso importante, em seus próximos veículos.
• 67% dos entrevistados dos EUA indicaram que, provavelmente ou definitivamente, comprariam um serviço de Wi-Fi ou conectividade, se disponíveis no carro.
O conhecimento dos clientes sobre serviços de carros conectados é grande, com seis recursos pontuando 50% ou mais.
• Assistência na estrada (74%)
• Navegação e tráfego em tempo real (72%)
• Ligar o carro à distância (71%)
• Transmissão de música (70%)
• Rastreamento de seguro com base em uso (52%)
• Hotspot de Wi-Fi (50%)
"Já começou a corrida, em que montadoras de veículos disputam clientes pelo mundo, oferecendo soluções de carros conectados", afirmou Chris Penrose, vice-presidente sênior da área de Dispositivos Emergentes, da AT&T Mobility. "Com a colaboração da Ericsson e de muitos outros atuantes neste ecossistema, a plataforma AT&T Drive forma o conjunto mais completo de soluções que há à disposição das montadoras, nos dias de hoje".
A Ericsson e a fornecedora da plataforma AT&T Drive na nuvem, onde as montadoras podem conhecer a experiência personalizada de carros conectados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário