sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Ritmo de novas adesões ao 4G preocupa Anatel

Convergência Digital - Carreira :: Luís Osvaldo Grossmann - 04/02/2014 A Anatel tem por hábito festejar o desenho da telefonia móvel no Brasil, que se aproximaria da ‘competição quase perfeita’ visto que as quatro principais empresas do setor detém participações semelhantes do mercado. Na própria agência, no entanto, surge uma ‘preocupação’ com o rumo do 4G, onde essa competição se mostra muito menor. A avaliação é do superintendente de competição da Anatel, Carlos Baigorri, e tem como base o ritmo que a quarta geração vem sendo demonstrado desde que começaram as ofertas comerciais do serviço, em meados do ano passado. Ele participou nesta terça feira de debate promovido em Brasília pela Momento Editorial sobre a quarta geração da telefonia móvel. “Estamos vendo mais concentração no 4G, onde, diferentemente do que o serviço móvel demonstrou até aqui, é mais acentuada nos dois primeiros colocados, a Vivo e a TIM, que estão com 41% e 31% do mercado”, diz Baigorri. O mais complicado, emenda ele, é que os sinais são de agravamento. “Além de mais concentrado, as adições líquidas em 4G apontam para uma tendência maior de concentração. Ou seja, a Vivo, que já tem o maior market share, também tem a maior fatia das adições líquidas, com a TIM em segundo lugar. São dados preocupantes”, emenda. Para o superintendente da Anatel, parte dessa dinâmica poderia ser explicada pelas estratégias de implantação da rede e oferta dos serviços. Mas ressalte-se que embora a Claro tenha a segunda maior cobertura até aqui, está atrás da TIM em clientes 4G. Os mexicanos detém por enquanto 16,9% do mercado. A Oi, 11%.

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