A Cisco vai implementar o smart grid da AES Eletropaulo em Barueri, na Grande São Paulo. O projeto, de R$ 75 milhões, financiados pela FINEP, prevê a instalação de 62 mil medidores inteligentes, dos quais 2 mil em comunidades de baixa renda, impactando diretamente 250 mil pessoas.

Além de fornecer dados em tempo real para a concessionária, a tecnologia vai alertar automaticamente os clientes sobre falhas ou interrupções na distribuição de energia. O cliente, por sua vez, poderá acompanhar o seu consumo diariamente, por meio da página da Eletropaulo na internet.

As empresas projetam também a implementação de uma segunda fase, em que será possível o pré-pagamento da fatura elétrica (como acontece com os celulares), microgeração em larga escala de energia renovável e a aplicação de tarifa diferenciada de acordo com o horário de consumo.

A Cisco irá fornecer o módulo de comunicação. A solução integra radiofrequência – que transmite as informações por meio de rede sem fio (RF MESH 6LowPAN) – e PLC (Power Line Communication) – protocolo que utiliza o próprio cabo elétrico para transmissão de dados. Barueri foi escolhida como cidade piloto, pois possui todas as características que refletem os grandes centros urbanos. (Com assessoria de imprensa)