2011
Serviço será o foco da telefonia móvel a partir da verticalização das MVNOs
Operadoras virtuais darão mais atenção à necessidade de cada cliente, que deixará de ser apenas assinante de voz e dados
Diferente das operadoras de telefonia móvel tradicionais, onde o assinante apenas consome os serviços básicos, as MVNOs poderão trilhar um novo caminho e oferecer pacotes de serviços de elevado valor agregado. Este novo cliente, anteriormente um assinante massificado das operadoras móveis, receberá tratamento e ofertas de acordo com o seu perfil e desejo.
Para Daniel Bichara, diretor de tecnologia da Bichara Tecnologia, provedora de infraestrutura e gestão para operadores de telecomunicações, o nascimento deste novo cliente de serviços móveis se dará a partir da atuação verticalizada das operadoras virtuais, endereçada a nichos de mercado. Um exemplo, segundo o executivo, seria uma operadora virtual com foco nos jovens e que tenha em seu portfólio a oferta de games para os amantes de jogos de luta. Esta mesma operadora poderá acompanhar a utilização deste serviço e perceber que este usuário pode ser altamente receptivo a serviços ligados a esta modalidade.
Assim, destaca Bichara, ao direcionar o seu portfólio ao cliente, a MVNO poderá obter melhores resultados em diversos tipos de serviços. “O usuário MVNO poderá ter tratamento VIP, na verdade. A partir da análise de seu perfil e anseios, a operadora virtual poderá superar os desafios tradicionais da telefonia móvel: o churn e a horizontalização dos serviços, onde pacotes pouco criativos e muito similares são ofertados para toda base de assinantes, sem levar em conta interesses distintos de cada um. Ao tratar o assinante como cliente, a MVNO terá a oportunidade de mantê-lo em sua carteira por intermédio de uma ampla gama de serviços e conteúdo direcionados", afirma o executivo.
Bichara explica que a verticalização é uma tendência da telefonia móvel com a chegada da MVNO, que vieram para ocupar um espectro não ocupado pelas atuais operadoras e entregar novos serviços. Atualmente imagina-se que será como ponto de apoio às campanhas de marketing de empresa que não é operadora de telefonia, mas que poderá obter autorização para montar uma MVNO para ações de fidelização de seus clientes. “É neste cenário que acreditamos ser possível aumentar a qualidade e diversificação dos serviços oferecidos”, destaca Bichara. “A operadora virtual ganha em proporcionar serviços diferenciados ao cliente e o cliente ganha em ter serviços que vão além de voz e dados”, finaliza o executivo.
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