segunda-feira, 19 de março de 2012

Pesquisa: sucesso das MVNOs pode estar nos mercados de nicho


 
Seg, 19 de Março de 2012 00:00
Competir com players tradicionais pode ser má ideia.
Com a base de assinantes globais das MVNOs (operadoras móveis de rede virtual, tradução livre para mobile virtual network operator) crescendo para 214 milhões em 2016, essas empresas deverão encontrar novos nichos de atuação para ir além do tradicional modelo de descontos, sugere um relatório divulgado esta semana pela empresa de pesquisas Pyramid.
A pesquisa analisa MVNOs bem-sucedidas de mercados desenvolvidos e tenta tirar lições para os mercados emergentes. A Pyramid tentou descobrir que tipo de MVNO foi bem sucedido em mercados desenvolvidos como o Reino Unido, terra natal de gigantes como a Virgin Mobile, Lebara Mobile, Tesco Mobile e LycaMobile, onde as MVNOs respondem por 17% de todos os chips SIM em operação.
A Pyramid analisou diferentes tipos de MVNO, começando com as chamadas “MVNOs étnicas” (voltadas a atender grupos populacionais específicos) e calculando o potencial de mercado desses serviços.
"Ao olhar pela perspectiva de valor, MVNO que buscam o mercado de massa têm perspectivas de retorno financeiro limitadas", diz Sylwia Boguszewska, analista sênior da Pyramid.
A chance de sucesso aumenta quando elas encontram nichos de clientes, tais como clientes de negócios ou de M2M. "Graças à proliferação de redes 3G+ e a explosão de aplicações e serviços de dados, as MVNOs estão se aventurando com sucesso para além da oferta tradicional de voz e SMS mais baratos, o que por sua vez leva a uma maior especialização", acrescenta Boguszewska.

Nenhum comentário:

Postar um comentário