sexta-feira, 23 de novembro de 2012

M2M responderá por 3,7% do mercado nacional em 2016



Internet Móvel 3G / 4G - Convergência Digital
:: Da redação
De acordo com informações levantadas pela Europraxis, os serviços M2M (comunicação máquina para máquina) tendem a crescer no Brasil mais do que o restante do mercado de telecomunicações móveis, chegando a aproximadamente 3,7% do mercado de assinatura em 2016.

As aplicações M2M englobam diferentes campos de atuação, como gerenciamento de frota (segurança pública, transporte público, táxis, veículos de entrega); utilidades (Smart Meters - medidores de energia elétrica, gás, água, e telemetria - telemetria de sensores e controladores, sistemas de navegação, manutenção de veículos, segurança de passageiros e sistemas antifurto), eletroeletrônicos (câmeras e máquinas fotográficas, vídeogames, leitores de ebooks) e outros como monitoramento de pacientes, caixas eletrônicos e máquinas de autoserviço.

As aplicações de telemetria devem responder pela maior parte das receitas, enquanto o mercado de smart meters pela maior parcela do volume. "As soluções e serviços M2M representam uma oportunidade de diversificação de negócios, com impacto em diferenciação e fidelização para as operadoras móveis. O espectro de serviços é amplo, com soluções massivas e outras com alto grau de customização", ressalta Frederico Barbosa, Diretor Executivo da Europraxis.

Ele explica ainda que o Brasil apresenta um conjunto de fatores favoráveis à continuação do crescimento das telecomunicações móveis e do M2M. O aumento da cobertura, aliada ao momento econômico, indicam oportunidades em M2M. O fato de 100% da população e dos municípios serem atendidos por redes de telefonia móvel, índices maiores do que a rede fixa, e o crescente aumento da frota de veículos são alguns desses impulsionadores.

Por outro lado, a regulamentação de medidores de eletricidade inteligentes - em estudo - e o grande potencial de utilização de soluções de telemetria e fleet management são outros fatores que criam um mercado ainda maior para o M2M no país.

O estudo da Europraxis ressalta que o M2M é uma oportunidade de negócios para teles, que podem atuar provendo somente a rede de acesso, e deixar a conectividade e relacionamento com o cliente para uma especializada em M2M/MVNO. Outra alternativa é como provedor de serviço de conectividade, estabelecendo parcerias para a disponibilização de plataformas M2M para ativação de contas, cobrança, suporte, gestão, entre outros.

De acordo com Barbosa, as maiores oportunidades estão nas áreas de medidores inteligentes, eletroeletrônicos e telemática, por serem aplicações de alto volume por projeto. Além disso, o desenvolvimento de parcerias com desenvolvedores de dispositivos e empresas de aplicação é uma forma rápida de crescimento oferecendo um serviço completo de conectividade, cobrando por diferentes tipos de serviço e trazendo rapidamente uma grande base de clientes de telefonia móvel, a um baixo custo.

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