terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Accenture aponta seis tendências digitais cruciais para inovação de grandes empresas

TIINSIDE

Postado em: 27/01/2014, às 10:54 por Redação
Digital
As vantagens competitivas de startups diminuem à medida que empresas de grande porte assimilam tecnologias que facilitam processos e relacionamentos com os clientes. Diante desse cenário, as startups podem se juntar a grandes empresas na busca por estratégias digitais apoiadas na mobilidade, analytics e computação em nuvem, indica o Accenture Technology Vision 2014, relatório que evidencia a evolução da TI, desenvolvido anualmente pela consultoria.
De acordo com o estudo, existem seis tendências tecnológicas que auxiliarão as empresas na construção e execução das suas estratégias digitais. "Vemos grandes empresas com recursos, escala e estímulo que se reinventam graças à transformação digital e que agora reafirmam a liderança em seus mercados", explica Paul Daugherty, diretor-global de tecnologia da Accenture.
Veja a seguir as seis tendências apontadas pela Accenture como cruciais para inovação de grandes empresas:
A união entre o mundo físico e digital: O mundo real se funde com o online com dispositivos móveis, objetos e dispositivos inteligentes que fornecem informações em tempo real. Esta nova camada de inteligência conectada aumenta as capacidades da força de trabalho, automatiza processos e incorpora as máquinas em nossas vidas. Para os consumidores, isso proporciona novos níveis de capacitação; para as organizações, receber dados relevantes em tempo real significa que máquinas e funcionários podem agir e reagir de forma mais rápida e mais inteligente em praticamente qualquer situação.
Da força de trabalho ao crowdsourcing: A tecnologia agora permite que as organizações aproveitem grandes conjuntos de recursos em todo o mundo. Canalizar esses esforços para alcançar os objetivos de negócio é um desafio, mas a oportunidade é enorme.
Cadeia de fornecimento de dados: As tecnologias de dados evoluem rapidamente, mas a maioria vem sendo adotada de forma fragmentada. Como resultado, os dados empresariais são muito subutilizados. No momento, apenas uma em cada cinco organizações integra dados em toda a empresa. Para obter o verdadeiro valor em potencial dos dados, as empresas devem começar a tratá-los mais como uma cadeia de fornecimento, permitindo seu fluxo fácil e útil através de todas as suas organizações, e, eventualmente, também ao longo de seus ecossistemas.
Aproveitando a hiperescala: O mundo do hardware é agora um caldeirão de inovação, à medida que a demanda por centros de dados maiores e mais rápidos, aumenta. Os avanços em áreas como consumo de energia, processadores, memória de estado sólido, e arquiteturas de infraestrutura, estão dando às empresas novas e maciças oportunidades de ampliar suas escalas, aumentar a eficiência, reduzir custos, e permitir que seus sistemas executem em níveis mais elevados do que nunca. À medida que as empresas digitalizam seus negócios, cada vez mais elas verão o hardware como fundamental para possibilitar sua próxima onda de crescimento.
Negócios de Aplicativos – Software como uma competência essencial no mundo digital: Ao imitar a mudança no mundo do consumidor, as empresas estão adotando rapidamente aplicativos para ter maior agilidade operacional. De acordo com a pesquisa da Accenture, 54% das equipes de TI de melhor desempenho já implementaram lojas de aplicativos corporativos, facilitando esta mudança para aplicativos simples e modulares para os funcionários.
Arquitetando a resiliência: Na era digital, as empresas devem apoiar as exigências incessantes impostas sobre seus processos, serviços e sistemas. Isso gera um efeito cascata em toda a organização, especialmente no escritório do diretor de Informação onde a necessidade de infraestrutura "sempre ligada", pode significar a diferença entre "business as usual" (em inglês, tudo como sempre) e a erosão do valor da marca.

"Essas tendências-chave são baseadas naquelas que temos visto ao longo dos últimos dois anos", continuou Daugherty. "No ano passado, declaramos que todo negócio é um negócio digital, seja ele reconhecido por seus líderes ou não. Agora, vemos que as tecnologias digitais percorrem todos os aspectos dos negócios com o mais alto desempenho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário