Convergencia Digital
Roberta Prescott - 20/12/2013
Mais popular do que nunca, a Internet das coisas — ou IoT, na sigla para Internet of Things, ou ainda IoE de Internet of Everything
— representa tanto uma janela de oportunidade para as empresas quanto
imprime desafios monstruosos devido à imensa quantidade de máquinas
conectadas à internet.
Quanto mais chips são encapsulados em objetos fazendo com que eles
fiquem conectados e tenham habilidade para se comunicar sem a
interferência humana, maiores são os desafios para as redes de
telecomunicações, para o gerenciamento de dispositivos, para a análise e
privacidade de dados.
Ao mesmo tempo, essa imensa quantidade de informação trafegada pode
dar início a novos modelos de negócios. Além disto, o advento da conexão
máquina a máquina (M2M, da sigla em inglês) promete melhorar os
processos das empresas e ser uma forma de redução de custos e riscos.
Esta conexão entre tudo marca uma nova fase da internet — e irá
provocar profundas transformações nas redes, na forma de analisar as
informações e no desenvolvimento da comunicação. Mas também traz consigo
algumas barreiras que podem retardar seu desenvolvimento: transição
para IPv6, falta de padronização e fonte de energia para abastecer
milhões ou bilhões de sensores são algumas delas.
Estimativas enormes
Desde 2011, a Ericsson aponta que, em 2020, 50 bilhões de aparelhos
(de diversos tipos) estarão conectados à Internet. No Brasil, espera-se
que sejam 2 bilhões de objetos. Em seu estudo, a Ericsson considera que a
visão de ter mais de 50 bilhões de aparelhos conectados parece
ambiciosa, mas justifica que com a abordagem certa será alcançada. Isto
vai representar uma mudança profunda na sociedade, afetando como as
pessoas vivem e como as empresas funcionam. [Clique aqui para ver o estudo da Ericsson]
Para alcançar o número de 50 bilhões, a Ericsson calcula que, entre
outros aspectos, globalmente, cada um dos assinantes da telefonia móvel
terá de cinco a dez dispositivos conectados à Internet, mais 1,5 bilhão
de veículos com chips e 3 bilhões de unidades de medidores
(eletricidade, água e gás).
Outra fabricante, a Cisco, define Internet das coisas como o ponto
quando mais coisas ou objetos estarão conectados à Internet do que
pessoas. O Cisco Internet Business Solutions Group (IBSG) estima que a
IoT nasceu entre 2008 e 2009. De acordo com gráficos apresentados em um
de seus estudos [Clique aqui para baixar o documento da Cisco],
em 2003, enquanto a população mundial era de 6,3 bilhões, havia 500
milhões de dispositivos conectados, uma média de 0,08 aparelho por
pessoa.
Levando em conta as estimativas da Ericsson, em 2010 eram 6,8 bilhões
de pessoas para 12,5 bilhões de objetos (1,84). A previsão para 2015 é
que a população mundial chegue a 7,2 bilhões com 25 bilhões de aparelhos
conectados, uma média de 3,47 — número que saltará para 6,58 em 2020,
quando 50 bilhões de dispositivos estarão conectados para 7,6 bilhões de
habitantes.
Agora é pra valer
Diante desse cenário, empresas de diversos setores precisam se
preparar para atender às demandas. E algumas já estão tirando proveito. O
analista Morgan Mullooly, da Analysys Mason, ressaltou em um artigo [Clique aqui para acessar o artigo]
que, apesar de o conceito máquina a máquina ser, por vezes, colocado
como algo nascente, as operadoras já têm uma parte grande de suas
receitas provenientes dele.
A Analysys Mason estima que, em 2013, a soma do faturamento com
soluções M2M alcança US$ 10 bilhões, um valor que deve subir para US$ 88
bilhões em 2023. Este crescimento será impulsionado pela adoção de M2M
por empresas de pequeno e médio portes e pelas oportunidades que surgem
nos mercados emergentes, como o Brasil.
Ainda de acordo com a Analysys Mason, os mercados emergentes devem
ver o número de conexões máquina a máquina aumentar a partir de 2015.
Essa explosão impõe uma guinada nos negócios: as operadoras terão de
apropriar times e recursos para formatar suas soluções. Como exemplo, a
consultoria destaca que, nos países maduros, as telcos levaram cerca de
18 meses ou mais para organizar diversos aspectos da oferta de M2M.
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