Para isso, precisa superar as barreiras regulatórias existentes no país, que não permitem o chamado roaming permanente, situação em que o usuário usa sempre sua rede de origem não importando onde esteja. Ou seja, a conexão, feita a partir dos Estados Unidos, é sempre tarifada dentro da rede da AT&T.
Hoje, a A&T oferece soluções de IoT para diversas verticais, desde a manufatura (especialmente montadoras), agricultura (tratores conectados), logística (containers conectados) até a casa do cidadão. Um dos segmentos que ela considera estratégico é o da educação. “Vamos começar um piloto”, disse Soldato, ao participar de um painel sobre IoT no Mobile 3600 Series, promovido pela GSMA, que aconteceu esta semana no Rio de Janeiro. Os segmentos onde a operadora está mais focada são os de seguro (com destaque para seguro de carros), utilities, especialmente fora dos Estados Unidos, suplay chain e indústria (segmento de energia, para monitoramento de equipamentos de alto custo).
Se para Daniel Fucs, CIO da Vodafone no Brasil, também presente ao debate, o maior problema para a disseminação da IoT no Brasil está na falta de cultura das empresas no uso da tecnologia, Soldato considera que, até por atuar globalmente, os clientes da AT&T percebem mais facilmente o valor os serviços, que têm, como principal objetivo, aumentar a produtividade e reduzir custos. “No mundo todo, ainda mais frente à situação econômica recessiva em vários mercados, os clientes querem soluções para gastar menos”, comentou. No caso da AT&T, o maior problema é mesmo o regulatório, pois, além do Brasil, outras países de mercados relevantes como Índia e China também não admitem o roaming permanente.