quarta-feira, 12 de agosto de 2015

5G requer todo e qualquer tipo de espectro possível

 

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 11/08/2015

O presidente da 4G Americas, Chris Pearson, advertiu que o 5G está nas manchetes dos veículos especializados, mas requer ainda muito tempo para realizar todo o seu potencial. A entidade sustenta ainda que o 5G só será uma realidade se houver espectro para a oferta dos novos serviços. Nesta terça-feira, 11/08, a 4G Americas publicou uma nota técnica com Recomendações de Espectro 5G, descrevendo os vários fatores influenciando os requisitos de espectro e a necessidade de garantir acesso a várias faixas de espectro.

A nota técnica apresenta uma análise inicial dos desafios e implicações de várias faixas de espectro, os vários fatores que influenciam o licenciamento de espectro e os possíveis avanços tecnológicos garantindo acesso a novas faixas de espectro.

“Com a crescente presença de aplicativos de dados móveis em todas as áreas da sociedade conectada, será muito importante oferecer suporte para o sistema e a arquitetura 5G – e o espectro é essencial para o sucesso futuro das redes LTE e 5G em 2020 e além”, disse Reza Arefi, Diretor de Estratégia de Espectro para o Grupo de Dispositivos e Comunicações da Intel e líder conjunto do grupo de trabalho que produziu a nota técnica. Há pontos de destaques no documento emitido pela 4G Americas:
 
As bandas de espectro móvel abaixo de 6 GHz serão importantes para a integração dos sistemas 4G e 5G.

As bandas de espectro na faixa acima de 6 GHz oferecem alguns desafios técnicos; mas é possível desenvolver serviços móveis em faixas mais altas com novas soluções de rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário