IDG News Service
10/09/2015 - 12h01
Em apresentação, Jimmy Wales defende rede
social TPO como um novo modelo de negócio, que poderia ser um desafio
para o Facebook e Twitter
Também conhecida como operadora virtual de telefonia móvel ou mobile virtual network operator (MVNO), a TPO foi lançada recentemente nos Estados Unidos em uma parceria de cinco anos com a rede Sprint. Ela já opera no Reino Unido.
As MVNOs são provedoras de serviço sem fio, mas que não possuem a infraestrutura de rede. Ao invés disso, estabelecem acordos comerciais com grandes operadoras de telefonia móvel e compram tempo de rede a preços mais baixos, e depois vendem sob o seu próprio nome.
Mas o que diferencia a TPO de iniciativas semelhantes é que 10% da mensalidade da conta de cada cliente é direcionada para instituições de caridade ou causas que “você ama”, de acordo com Wales. Wales, presidente executivo da TPO disse que 25% dos lucros da TPO vão para projetos do terceiro setor.
Wales também destacou a rede social da TPO, relativamente nova, que descreveu ser um desafio para o Facebook e Twitter. “Se parece muito com o Twitter, mas não exige 140 caracteres”, disse.
Em uma carta publicada no site TPO.com, Wales defende que redes sociais tendem a tratar seus usuários como commodities para ser vendida para anunciantes. Ele também culpa companhias de dispositivos móveis por gastar “grandes quantidades de dinheiro em publicidade para vender o que é essencialmente um serviço de commodity”.
Como fundador do Wikipedia, Wales não tem receio de enfrentar a oposição. Na China, onde a enciclopédia virtual foi banida, Wales diz que ele e outros estão se aproximando do país para reverter a proibição.
“Nós temos um princípio muito forte: nós não cooperamos com censura de governos”, diz.
O Wikipedia conta com 500 milhões de visitantes únicos por mês no mundo todo e é o quinto site mais visitado na maioria dos países, segundo Wales. Ao todo, são 34 milhões de artigos no Wikipedia, disponível em 288 idiomas.
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