O termo Internet das Coisas (IoT, na
sigla em inglês) foi cunhado para facilitar a compreensão para o grande
público de serviços de comunicação entre máquinas, também chamados de
M2M (machine-to-machine). Em uma tentativa de explicá-lo para a massa de
consumidores, a Telefônica/Vivo criou um hotsite dedicado ao tema, no
qual um personagem faz uma apresentação didática sobre IoT, abrangendo
desde carros conectados, até soluções para cidades inteligentes,
passando por wearable devices, m-health e casas conectadas.
No site, a empresa aborda também algumas das suas primeiras experiências
nessa área, como o projeto na cidade paulista de Águas de São Pedro e o
carro conectado da Tesla, na Europa.
O site foi desenvolvido pela agência Tritone Interactive.
Análise
Com a queda da receita com chamadas de voz e SMS, assim como a pressão
da margem de lucro no tráfego de dados, as operadoras de
telecomunicações precisam desenvolver novas fontes de receita de valor
adicionado.
O grupo Telefônica e outras teles ao redor do mundo já
identificaram que soluções de IoT podem ser um dos caminhos,
especialmente nos segmentos de cidades inteligentes, saúde, residências e
automóveis. A comunicação de forma clara para o grande público é
fundamental para o sucesso desses serviços e pode ajudar a acelerar sua
adoção.
Fonte: Teletime News de 15 de julho de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário