sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Domicílios terão 10 dispositivos conectados em 2020



Pesquisa da Frost&Sullivan indica que produção de informações crescerá exponencialmente e abrirá oportunidade para soluções Big Data. 

A consultoria Frost&Sullivan apresentou nesta quinta-feira (11) uma pesquisa em que prevê que o número de aparelhos conectados por pessoa deve chegar a cinco em 2020 - 10 por domicílio - equivalente a 80 bilhões de dispositivos conectados e 5 bilhões de usuários de internet em todo o mundo. O resultado desta tendência é o crescimento exponencial do volume de informações geradas. Segundo a consultoria, 90% do volume de informações no mundo foram criados nos últimos dois anos como resultado do número de aparelhos móveis e fixos conectados.

Deste total, apenas 15% são considerados dados estruturados em plataformas como CRM, ERP e banco de dados. Os 85% restantes são dados não-estruturados, dispersos em redes sociais, e-mails, documentos eletrônicos, mensagens instantâneas, vídeos, áudios, comunicação máquina a máquina (M2M), RFID e etc.

A possibilidade que se abre com as soluções Big Data para entender os dados estruturados e não-estruturados abre grande espaço para o mercado de TI. Segundo a consultoria, o segmento vai sair de R$ 336 milhões no Brasil em 2012, para R$ 576 milhões em 2013, expansão de 71%. Até 2016, o mercado brasileiro de Big Data deve chegar a 1 bilhão. (Da redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário