quinta-feira, 24 de abril de 2014

Migração do 2G para o 3G mantém dinâmica do mercado nacional


quarta-feira, 23 de abril de 2014, 16h56




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Com uma penetração que já passa dos 135 acessos por cada grupo de cem habitantes, segundo dados de março divulgados nessa quarta-feira, 23, pela Anatel, é natural uma desaceleração no ritmo de expansão da base brasileira de acessos móveis em serviço. O País observou uma adição de 860,2 mil novos acessos móveis em serviço ao final de março, expansão de apenas 0,31%, e encerrou o mês com um total de 237,58 milhões de acessos móveis em serviço.
A migração dos acessos 2G para 3G, por sua vez, continua acontecendo num ritmo significativo. Apenas no primeiro trimestre de 2014 houve mais de 9,198 milhões de desconexões de acessos de segunda geração, uma redução de 5,76% desde janeiro, e agora as linhas 2G representam 55,01% da base total de acessos móveis do Brasil. Mas esse volume de desconexões foi mais do que compensado pelo total de adições na base 3G: foram 10,369 milhões de novos handsets 3G habilitados no acumulado do primeiro trimestre. Os handsets 3G hoje representam 38,53% da base total de acessos.
Apenas em março foram 3,555 milhões de desconexões 2G e 3,994 milhões de novos handsets 3G. A MVNO Porto Seguro e a Sercomtel foram as únicas a crescerem em acessos 2G, com 858 e 2,8 mil adições no último mês, respectivamente. Com exceção da Claro, que perdeu quase 1,1 milhão de conexões 2G e adicionou 877,2 mil novos handsets 3G, Oi, TIM e Vivo mantiveram saldo positivo, com mais adições de 3G do que desconexões 2G.
Ao final de março, havia 105,4 milhões de acessos 3G via handsets e 6,9 milhões de acessos via modems de dados 3G e tablets; além 2,08 milhões de handsets LTE. Somando-se essas três bases, o Brasil registrou no último mês 114,4 milhões de acessos de banda larga móvel. Nesse cenário, a líder é a Claro, 35,7% de participação nas bases combinadas de banda larga móvel, seguida por Vivo (26,1%), TIM (24,4%) e Oi (12,5%).

A Nextel, por sua vez, dobrou sua base em 2014, passando dos 318 mil acessos 3G (somando handsets e terminais de dados como modems e tablets) no final de dezembro para 656,8 mil acessos no fechamento de março, alta de 106,5%.
M2M
A Vivo vem liderando o crescimento no mercado de conexões máquina-a-máquina em 2014. Entre janeiro e março, a operadora registrou nada menos do que 72,7% das 372,2 mil adições de novas linhas M2M do País, ou 270,45 mil acessos. Em março, mais da metade dos 186,5 mil novas conexões M2M foram da Vivo.
Ainda assim, quem lidera o ranking do mercado de comunicação entre máquinas no Brasil é a Claro, que tem 3,72 milhões de acessos da base 8,67 milhões de base de M2M do País, ou 42,9% de participação. A Vivo é a segunda colocada, com 30,4% de share e 2,63 milhões de linhas M2M; seguida por TIM, 13,9% e 1,21 milhão de acessos; e Oi, 11,1% e 959,3 mil linhas. A MVNO Porto Seguro continua com 99,566 mil acessos M2M, mesmo número registrado pela Anatel em fevereiro.

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