A Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês de Internet of Things)
deverá contribuir cada vez mais com o Universo Digital brasileiro, que
crescerá dez vezes até 2020 e responderá por 10% do tráfego de dados. As
estatísticas são de estudo da IDC, contratado pela EMC, que chama
atenção das empresas para os desafios e novas oportunidades de negócios
com a IoT.
O 7º estudo EMC Digital Universe revela que o Universo Digital no
mundo está dobrando a cada dois anos e se multiplicará por dez entre
2013 e 2020 ¬ de 4,4 trilhões de gigabytes para 44 trilhões de
gigabytes.
Atualmente, 60% dos dados no Universo Digital são atribuídos a
mercados maduros, mas até 2020 a porcentagem vai mudar e os mercados
emergentes serão responsáveis pela maioria dos dados. Até 2020, o Brasil
representará 4% do Universo Digital global passando de 212 Exabytes
para 1, 6 mil. Exabytes
A pesquisa e análise da IDC mostra como o surgimento de tecnologias
sem fio, produtos inteligentes e negócios definidos por software estão
representando um papel central na elevação do volume de dados no mundo.
Devido, em parte, a IoT, o tamanho do Universo Digital está dobrando a
cada dois anos e se multiplicará por dez entre 2013 e 2020, saltando de
4,4 trilhões de gigabytes para 44 trilhões de gigabytes.
A IoT abrange bilhões de objetos do dia a dia que estão equipados com
identificadores únicos e capacidade de gravar, relatar e receber dados
automaticamente ¬ um sensor no sapato controlando a velocidade de sua
corrida ou uma ponte controlando os padrões de tráfego.
Segundo o IDC, o número de dispositivos ou coisas que podem ser
conectados à IoT está se aproximando de 200 bilhões, com 7% (ou 14
bilhões) já conectados à Internet e se comunicando por meio dela.
Hoje, os dados desses dispositivos conectados representam 2% dos
dados do mundo inteiro. A IDC agora prevê que, até 2020, o número de
dispositivos conectados chegará a 32 bilhões ¬ representando 10% dos
dados mundiais.
Até 2020, mais de 35% de todos os dados poderão ser considerados
úteis, graças ao crescimento dos dados da IoT, mas dependerá das
empresas colocá-los em uso.
Esse fenômeno apresentará modos novos e radicais de interagir com os
clientes, otimizando os ciclos de negócios e reduzindo os custos
operacionais, dando assim margem a trilhões de dólares em oportunidades
de negócios.
Por outro lado, ele apresenta desafios significativos, já que as
empresas precisam gerenciar, armazenar e proteger todo o volume e toda a
diversidade desses dados. Por exemplo, a IDC estima que 40% dos dados
no Universo Digital exigem algum nível de proteção, desde rigorosas
medidas de privacidade até dados totalmente criptografados. Dito isso,
só a metade desses dados ¬ apenas 20% ¬ está protegida atualmente.
Mercado brasileiro
Os mercados emergentes estão produzindo mais dados. Atualmente, 60%
dos dados no Universo Digital são atribuídos a mercados maduros como
Alemanha, Japão e Estados Unidos, mas até 2020 a porcentagem vai mudar, e
os mercados emergentes, como Brasil, China, Índia, México e Rússia,
serão responsáveis pela maioria dos dados.
Segundo o estudo, os motivos que impulsionam o crescimento do País
são aumento continuo do uso de smartphones, internet e redes sociais. Há
também investimento agressivo em TI por parte das empresas
latino-americanas em seus negócios para avançar na concorrência com
outras regiões emergentes; redução no custo da tecnologia que captura,
gerencia, protege e armazena informações; e o crescimento da comunicação
maquina a maquina e das informações sobre informações.
Estima-se que a IoT irá contribuir cada vez mais para o crescimento
do Universo Digital brasileiro. Estes sistemas integrados de tecnologia
automática representarão 10% do volume total de dados do país até 2020.
Este percentual foi de 2%, em 2013.
O investimento em IoT levará as empresas a desenvolver novas fontes
de valor, como a criação de novos modelos de negócio, a geração de
informações em tempo real sobre sistemas de missão critica, a
diversificação de fluxo de receita, a visibilidade global de operações
internas, e o aprimoramento operações inteligentes e eficientes. Outro
aspecto apontado no estudo é que mais de 40% das informações do Universo
Digital brasileiro, que precisam de proteção, não sendo protegidos.
Veja a seguir cinco maneiras em que a IoT irá criar novas oportunidades para empresas,brasileiras, segundo o estudo da EMC/IDC:
1- Novos modelos de negócios
A IoT irá ajudar as empresas no Brasil a criar novos fluxos de valor
para os clientes, acelerar o lançamento no mercado e atender com mais
presteza às necessidades dos clientes.
2- Informações em tempo real sobre sistemas de missão crítica
As empresas podem capturar mais dados sobre processos e produtos com
mais rapidez e melhorar radicalmente a agilidade de mercado.
3- Diversificação de fluxos de receita
A IoT pode auxiliar as empresas a rentabilizar serviços adicionais em cima de linhas de negócios tradicionais.
4- visibilidade global
A IoT irá facilitar a visibilidade das operações internas pela
própria empresa, incluindo o acompanhamento desde uma extremidade da
cadeia de suprimentos até a outra, o que irá reduzir o custo de fazer
negócios em locais distantes.
5- operações inteligentes e eficientes
Acesso a informações a partir de pontos extremos autônomos irá
permitir que as organizações tomem decisões imediatas a respeito de
preços, logística, e implantação de vendas e suporte.
Três passos que as empresas brasileiras devem dar para aproveitar as oportunidades com IoT:
1- Definir e implementar uma política de governança de dados por toda a empresa
Implementar uma política central de governança para determinar quem é
dono dos dados, quem tem direito a acessá-los, onde eles se encontram, e
quais são os fatores de conformidade, privacidade, segurança e outros
fatores de risco associados aos dados.
2- Acessar e selecionar as ferramentas de software apropriadas
Para gerenciar a enxurrada de dados, a companhia deve escolher e
implementar as corretas ferramentas de software da próxima geração para
limpeza, processamento do consumo de dados integrando-as perfeitamente
com o sistema legado.
3- Projetar e executar um plano para adquirir habilidades e talento necessários
Definir as habilidades e o conhecimento de que a empresa precisa hoje
e no futuro, e estabelecer os processos, programas e incentivos
adequados para atualizar a sua força de trabalho.
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