quarta-feira, 14 de maio de 2014

M2M: Smartgrid sera um dos grandes usuarios e demandadores das Redes.

 Minicom prevê “explosão” de M2M

Convergência Digital - Carreira
:: Luís Osvaldo Grossmann e Luiz Queiroz - 13/05/2014

Rio Cidade Inteligente + Rio Wireless 2014O Ministério das Comunicações acredita que o uso de dispositivos ‘máquina a máquina’, ou M2M, tenha um crescimento vigoroso no país diante da desoneração fiscal – que acaba de ser regulamentada e passa a ter efeitos práticos a partir do próximo ano.
“Esperamos em um horizonte próximo que o M2M seja muito utilizado a partir de agora. Após o decreto, devemos ver uma explosão no uso, em diversas aplicações como nas redes de energia”, afirmou a gerente de projetos do Ministério das Comunicações, Diane Tomimura.
Tratado no 14º Rio Wireless, nesta terça-feira, 13/5, o M2M também foi, no entanto, alvo de cobrança, visto que a desoneração deixou de fora as leitoras de cartões. “Nossa ressalva é que o chip do cartão de crédito não foi incluído na desoneração”, lamentou o diretor do Sinditelebrasil, Carlos Duprat.
Segundo Tomimura, porém, não há perspectiva próxima de uma mudança no sentido de atender a mais esse pleito das empresas. “A regulamentação acabou de sair”, lembrou a representante do Minicom. “Parte é queixa natural das empresas, que sempre querem mais”, emendou.
Nas contas do Minicom, hoje no Brasil existem cerca de 8 milhões de acessos M2M – cerca de 3% dos acessos móveis em geral. Por conta da desoneração fiscal, a estimativa é de o número de dispositivos máquina-a-máquina ultrapasse os 23 milhões até 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário